• Sobre mim
  • Blogue
  • Contacto
  • English

Lady in green

Consumo consciente Slow fashion

Aprende a criar a tua própria marca de moda sustentável

11 Maio 2019

Fonte: Slow Innovation Brands

O artigo de hoje é um pouco diferente do habitual. Normalmente, abordo a moda sustentável do ponto de vista de consumidora e tento inspirar-te a olhares para a forma como compras de maneira diferente, reduzindo o teu consumo e fazendo escolhas mais conscientes. Reduzir o teu consumo é muito importante e é, sem dúvida, uma forma de contribuires para uma mudança de paradigma na indústria da moda, mas não é a única. Quando precisares de fazer uma compra, tenta optar por marcas mais conscientes e sustentáveis, alinhadas com os teus valores, sejam eles transparência, vegan, cruelty-free, produção local, preço justo, entre outros. Embora já haja bastantes marcas sustentáveis por aí, através das minhas pesquisas tenho-me apercebido de que, em algumas áreas, a oferta de marcas sustentáveis não é ainda muito elevada e, por isso, quando a Tati Souza me abordou para esta parceria, aceitei de imediato porque também eu já pensei em criar a minha própria marca e acho verdadeiramente que este programa da Slow Innovation Brands é a plataforma ideal para te dar aquele empurrão inicial e para te abrir as portas do mundo da moda sustentável.

Lê também o artigo “Como fazer compras mais conscientes em 6 passos”

Como criar uma startup de moda sustentável

As dificuldades iniciais

A verdade é que, se não és designer de moda e nunca tiveste uma marca própria nem tens conhecimentos sobre o que implica começar uma marca de moda sustentável, as dúvidas são mais que muitas.

  • Onde comprar pequenas quantidades de tecido?
  • Onde encontrar fornecedores de fibras naturais?
  • Como encontrar os parceiros certos para criar e fazer as peças?
  • Onde e como vender?
  • Como comunicar os teus valores aos consumidores?
O que precisas para criar um negócio de moda?

Criar uma colecção de moda sustentável não é fácil. No mundo actual, é preciso criar algo que atenda às reais necessidades não apenas do mercado, mas da sociedade. É preciso oferecer preços justos, fazer com que a taxa de retorno seja superior aos gastos de produção, construir planos de produção sustentáveis do ponto de vista ambiental, económico e social. É preciso encontrar os parceiros adequados para te ajudarem a executar estes planos. É preciso encontrar fornecedores, designers, costureiras ou fábricas para manufactura em escala. Depois de desenvolver a produção, é preciso colocar a colecção no mercado. É preciso construir um plano de eco-marketing e eco-branding que informe os teus consumidores sobre os processos de criação e desenvolvimento das peças. É preciso construir conteúdos para redes sociais. É preciso participar em feiras e outros eventos. Oferecer os teus produtos em lojas físicas e marketplaces online.

É tanta coisa para pensar e fazer que, por vezes, o trabalho parece interminável. Na primeira semana estás cheia de motivação mas, com o passar do tempo, chega o desânimo, a procrastinação e desistes. Mas… e se pudesses fazer tudo isto em apenas dois dias?

Fonte: Slow Innovation Brands

Aprende a criar uma startup de moda sustentável do zero

Quando estamos motivados, as coisas tornam-se mais simples do que parecem. Para além disso, ter o apoio constante de pessoas que realmente percebem do assunto é fundamental. Foi precisamente para te ajudar em todo o processo de criação da tua marca de moda sustentável que a Slow Innovation Brands criou o Hackathon do Programa de Inovação em Moda Sustentável. Ao trabalharem juntos durante dois dias, vais conseguir criar a tua colecção, entrar em contacto com fornecedores de materiais sustentáveis e manufactura local e, por fim, preparar os teus produtos para a entrada no mercado. Este Hackathon vai ser realizado nos dias 18 e 19 de Maio no Bworking Spaces, localizado na Saldanha, em Lisboa e eu tenho um código de 20% de desconto para ti!! Não há desculpas, OK? Se tens esse sonho, este é o momento certo para avançares.

Para usufruires do desconto, basta inserires o código Ladyingreen no momento da inscrição, até ao fim de Maio. Podes inscrever-te aqui.

Neste Hackathon vais:
– Receber mentoria individualizada de especialistas em negócios de moda;
– Elaborar o teu plano de negócios e de produção sustentável (3 pilares);
– Ter acesso exclusivo a apostila elaborada pela Slow Innovation Brands sobre produção de moda sustentável que inclui lista de fornecedores de materiais sustentáveis e parceiros de manufactura;
– Aprender a elaborar uma ficha técnica para a manufactura sustentável de roupas, sapatos e acessórios;
– Elaborar a tua estratégia de produção sustentável;
– Receber orçamento para a produção da tua coleção;
– Elaborar o plano de marketing;
– Elaborar o plano de vendas.
Basicamente, vais aprender tudo aquilo de que precisas para começar a tua marca, tudo em apenas 2 dias.
Se não puderes estar presente neste Hackathon, a Slow Innovation Brands também oferece uma modalidade do Programa de Inovação em Moda Sustentável online, no qual também poderás usufruir de um desconto de 20% com o código Ladyingreen (até ao fim de Maio). Para mais informações envia um e-mail para slowfashion.innovation@gmail.com.

 

Disclaimer: este artigo foi escrito em parceria com a Slow Innovation Brands e contém um link de afiliado. Se utilizares este link, eu recebo uma pequena comissão que ajuda a apoiar o blogue e o meu trabalho. Para mim, a transparência é muito importante e, por isso, apoio apenas marcas e programas em que acredito. De outra forma, não faria sentido.

Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest.

Fonte: fornecedor de fio de cortiça da Slow Innovation Brands

 

Fonte: fornecedor de fio de cortiça da Slow Innovation Brands

TAGS:#whomademyclothesmarca sustentávelmoda conscientemoda sustentávelslow fashionstartup de moda sustentável
0 Comentários
Share
Cátia Santos

Consultora na área da moda sustentável e consciente. Acredito que todas nós podemos contribuir para uma indústria da moda mais justa fazendo pequenas mudanças na forma como olhamos para o nosso armário.

Também podes gostar de

7 marcas que criam peças a partir de plástico reciclado

15 Junho 2020

Projecto 333 – Um armário cápsula experimental

6 Abril 2019

Lady in green vs. Ana Segurado Studio

2 Novembro 2020

Como fazer compras mais conscientes em 6 passos

23 Março 2019

Deixar um comentário Cancel Comment

Artigo anterior
Tanta roupa e nada para vestir
Novo artigo
10 perguntas para destralhares o teu armário sem stress

Segue-me

…

Vamos trabalhar juntos?

Parcerias com marcas conscientes e verdadeiramente preocupadas com a sustentabilidade são sempre bem-vindas.

Envia-me um e-mail

Copyright © 2025 Lady in green. All Rights Reserved.Site Powered by Pix & Hue.