Slow fashion, moda ética, moda sustentável ou ecológica… Estes são alguns dos conceitos que vais encontrar quando falamos de moda consciente.
Será que estes conceitos querem dizer a mesma coisa?
A verdade é que estes conceitos às vezes sobrepõem-se e fica difícil distingui-los.
Por isso mesmo, achei importante escrever este artigo no qual te explico melhor estes três conceitos (com direito a algumas dicas!).
Slow fashion
Tal como já te expliquei no artigo O que é o movimento slow fashion, slow fashion significa cuidar de todo o ciclo de vida de um produto, desde o momento em que é concebido, as matérias-primas, produção, cadeia de distribuição, até chegar ao consumidor e à eliminação no fim de vida. Todos os intervenientes são importantes e tidos em consideração neste processo. É uma forma consciente e intencional de olhar para a indústria da moda.
Lê também o artigo “O que é o movimento slow fashion?”
Moda ética
A moda ética diz frequentemente respeito aos direitos humanos e dos animais. Está relacionada com as condições de trabalho, salários justos, tratamento digno e diz NÃO ao trabalho infantil.
Moda sustentável
A moda sustentável, ou moda ecológica, está associada ao impacto ambiental, à escolha de materiais e fibras orgânicos, reciclados, à não utilização de químicos e corantes nocivos, à redução do consumo/desperdício de água e energia, ou seja, à escolha de opções que tenham o menor impacto ambiental possível.
Enquanto consumidoras, está nas nossas mãos escolher o que consumimos. Como sabes, ultimamente tenho-me esforçado por questionar os meus hábitos de consumo e ser uma consumidora mais consciente e, como sei que às vezes pode ser difícil dar o primeiro passo, deixo aqui algumas dicas para que também tu possas fazer escolhas mais conscientes.
Dicas para um consumo mais consciente:
-
Reduz o teu consumo
Não sou apologista de fundamentalismos, mas para que sejas uma consumidora mais consciente é importante que reduzas a quantidade de peças que compras e penses bem naquilo que efectivamente compras, o que me leva à dica n.º 2.
-
Sempre que pensares comprar uma peça, pergunta isto a ti mesma:
– Preciso mesmo desta peça?
– De que material é feita?
– Onde foi produzida?
– Tem qualidade?
– Quantas vezes a vou usar?
– Que sentimento me transmite esta peça?
-
Depois de comprares, cuida da peça o melhor possível:
Se acrescentaste uma peça de roupa ao teu guarda-roupa, está na hora de cuidar dela da melhor forma possível para que dure muito tempo e cries muitas e boas memórias com ela!
O que é o movimento slow fashion?
[…] Lê também “Slow fashion vs Moda ética vs Moda sustentável” […]