Armário cápsula,  Slow fashion

Tanta roupa e nada para vestir

Se costumas abrir o teu armário, olhar para as dezenas de cabides de roupa e pensar “Tanta roupa e não tenho nada para vestir”, continua a ler este artigo.

Acho que todas as pessoas têm aqueles momentos de stress para se vestirem de manhã (até os homens, a julgar pelo meu namorado!) e por vezes até acabamos por sair de casa com um look do qual nem gostamos assim tanto porque demorámos demasiado tempo a escolher.

Já referi várias vezes que um dos meus objectivos com o desafio minimalista Projecto 333 – usar 33 peças durante 3 meses – era precisamente reduzir a minha ansiedade e stress na hora de vestir. Simplificar o meu guarda-roupa parecia ter inúmeros benefícios e para já está a permitir-me resolver algumas questões, as quais abordarei num outro post.

Lê também o artigo “Como destralhar o teu armário: projecto 333”

Se calhar nunca pensaste nisto, mas a verdade é que “ter demasiadas opções” é algo que existe e pode dificultar-te a vida. Quantas vezes já foste a um restaurante e ficaste imenso tempo a decidir o que escolher porque a carta tinha demasiadas opções? Ainda no outro dia isto me aconteceu quando fui lanchar com amigos a uma gelataria. De entre os gelados, waffles, bubble waffles, crepes (escusado será dizer que é tudo imensamente bommmm), demorámos uma eternidade a escolher. Também nos acontece muito sempre que queremos começar a ver uma nova série na Netflix… a oferta é tanta que nunca é fácil escolher.

Antes de aderir ao Projecto 333, isto também me acontecia sempre que abria o meu armário. Ter apenas 33 peças, incluindo calçado, permite-me ter todas as peças à vista e escolher rapidamente as peças que quero usar em determinado momento.

Lê também o artigo “Projecto 333 – Um armário cápsula experimental”

Este fenómeno é inclusive conhecido como o “paradoxo da escolha”. A verdade é que cada vez mais temos tendência a achar que é melhor ter mais opções e não nos apercebemos que o nosso cérebro entra facilmente em stress perante inúmeras escolhas, deixando-te mais preocupada com a escolha de um look e com uma sensação de menos liberdade por teres tanta variedade. Na verdade, ter um armário cápsula é provavelmente o ideal para te sentires mais satisfeita e menos ansiosa, uma vez que reduzes imenso as possibilidades de escolha, ajudando o teu cérebro a tomar decisões mais rapidamente.

Agora que identificámos o problema, liberta a Marie Kondo que há em ti e segue as dicas que te dou em seguida para facilitar todo o processo de te vestires de manhã.

  • Organiza o teu armário

Um dos métodos que podes utilizar para te sentires menos stressada na hora de escolher um look para vestir de manhã é teres o teu armário todo organizado. Organiza por cores/tipo de roupa. Coloca todas as calças de um lado, as saias no meio e os vestidos à direita. Dentro de cada tipo de roupa, organiza ainda por cores. Isto vai permitir-te “enganar” o teu cérebro para que a escolha não seja tão stressante. Para além disso, retira todas as peças de roupa fora da estação do teu armário. É tudo muito mais fácil se apenas tiveres no armário as peças que sabes que vais utilizar na estação em que te encontras.

E eu sei que isto até é fácil de implementar, o difícil é manter (quem nunca arrumou o armário num dia e passados 3 dias já tinha roupa por todo o lado outra vez?). O truque é arrumares todas as peças do teu look quando chegas a casa e não deixar nada espalhado pela casa. É muito mais fácil arrumar 2 ou 3 peças do que 20, certo? Tenta arrumar tudo à medida que vais usando as peças e vais ver que vais perder muito menos tempo a vestir-te e a arrumar e mais tempo a fazer o que gostas.

  • Planeia os looks com antecedência

Eu sei que muitas vezes mal tens tempo para manter tudo organizado, quanto mais para planeares no dia anterior o look que vais usar. Porém, a verdade é que se o fizeres, não vais sentir-te tão apressada de manhã e o teu dia vai correr bem melhor. Antes de dormir, escolhe o look que queres usar no dia seguinte e evita ao máximo mudar de ideias de manhã!

  • Retira do teu armário peças que não usas
Se gostaste de ler este artigo, guarda-o no Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *