Armário cápsula,  Slow fashion

Como destralhar o teu armário: projecto 333

 

No artigo de hoje falo sobre um desafio minimalista que tem como objectivo ajudar-nos a destralhar o nosso armário e preparar-nos para a criação de um armário cápsula.

Em primeiro lugar, este desafio minimalista foi criado pela Courtney do blogue be more with less e nem ela sabia das proporções que este desafio iria tomar a nível mundial. Se estás cada vez mais atenta às peças que acrescentas ao teu armário, então este desafio também é para ti!

Para já, é importante explicar-te em que consiste o desafio e as regras que devemos seguir. Pode parecer complicado, mas até é bastante simples.

Quando

Abril a Junho – 3 meses

Podes iniciar o desafio a qualquer altura. Como tal, eu aproveitei o início da Primavera para avançar.

Peças incluídas

33 peças, incluindo roupa, calçado, acessórios e jóias.

Peças não incluídas

Roupa interior, roupa de desporto (desde que utilizada apenas para fazer desporto), roupa de dormir, roupa de andar por casa e aquela jóia que nunca tiras (por ex., aliança).

Como

Escolhe 33 itens e guarda tudo o resto numa caixa fora do teu armário. Pensa que vais ter de escolhar roupa que te permita trabalhar e divertir nos próximos 3 meses. Vê a temperatura média desses três meses, se vais ter férias ou se vais estar sempre a trabalhar e escolhe em função disso. O objectivo não é ser um desafio difícil, mas sim libertar-te do stress de escolher um conjunto a partir de um armário cheio de roupa. Em última análise, vais ficar com mais tempo para ti. Só vantagens!

Lê também o artigo “Como fazer compras mais conscientes em 6 passos”

Objectivo

Tal como mencionei no início, um dos meus objectivos a curto e médio prazo é construir o meu primeiro armário cápsula. Nesse sentido, obrigar-me a olhar para o meu armário e escolher os 33 itens vai permitir-me eliminar o ruído. Acima de tudo, vai obrigar-me a olhar para cada peça e decidir se ainda me identifico com ela. Se me sinto bem. Ou se ainda se adequa ao meu estilo de vida actual.

Para além disso, acredito cada vez mais que é possível eliminar grande parte do stress da nossa vida ao reduzir o número de peças que temos no armário. Até há uns 2 anos atrás, era uma compradora compulsiva, comprava muita roupa apenas porque gostava de uma determinada peça. Não me preocupava muito com a versatilidade das peças nem pensava com que peças iria conjugar a nova aquisição. Ora, este comportamento levou-me a ter um armário cheio de roupa mas tinha sempre a sensação de que não tinha nada para vestir. Esta conversa é-te familiar?

Lê também o artigo “Os 7 Rs da slow fashion: como contribuir para uma moda mais consciente”

Embora já tenha vendido e dado bastante roupa, sei à partida que tenho algumas lacunas no meu armário. Por isso, acho que este desafio me vai ajudar a identificar essas lacunas, a eliminar algum stress e vai-me colocar no caminho certo para o meu armário de sonho. Para além disso, vai dar-me liberdade para fazer outras coisas de que gosto. Como também estou a fazer o desafio 28 dias a destralhar lançado pela Cláudia Ganhão (já conheces?), achei que este desafio também me iria ajudar a destralhar o meu armário.

Plano para os próximos 3 meses
  • Usar apenas os 33 itens que escolhi
  • Descobrir se as peças que escolhi vão para o meu armário cápsula
  • Identificar possíveis lacunas, ou seja, peças em falta
  • Criar uma wishlist
  • Divertir-me no processo

E tu, vais juntar-te a mim? Estás pronta para conquistar o teu armário de sonho? E para ter liberdade para fazer o que mais gostas?

Se aderires ao desafio, partilha no instagram com as hashtags #ladyingreen333 e #project333.

No próximo artigo vou mostrar-te a minha selecção dos 33 itens. Curiosa?

Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest.

 

 

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *