Armário cápsula

Como criar um armário cápsula em 5 passos

Criar um armário cápsula mudou a minha vida e a relação que tenho com o meu armário.

O que começou como uma brincadeira com o desafio 333 para me ajudar a controlar as compras que fazia diariamente, tornou-se uma ferramenta indispensável na minha vida. Depois de algum tempo a experimentar o armário cápsula, chegou a altura de partilhar contigo 5 passos para te ajudar a criares o teu próprio armário cápsula.

Não sabes o que é um armário cápsula? Lê este artigo onde te explico tudo.

O armário cápsula é ideal para quem tem o armário a abarrotar de tanta roupa e mesmo assim continua a vestir as mesmas coisas dia após dia ou para quem, perante as inúmeras opções que tem no armário, não consegue conjugar as roupas que tem. É também uma óptima ferramenta para quem quer aprender a fazer escolhas mais conscientes e reduzir o seu consumo por impulso.

3 razões para criares um armário cápsula

  1. Descobrir o que é essencial e importante. Se estás num momento da tua vida em que te sentes completamente assoberbada pela quantidade de coisas (neste caso, roupas) que tens, talvez precises de te relembrar do que realmente importa para ti, do que é essencial na tua vida e do que queres alcançar. Ter um armário mais reduzido vai ajudar-te a reconectar e perceber o que ainda tem espaço na tua vida.
  2. Reduzir a “fadiga de decisão”. Temos tendência a achar que quanto mais opções tivermos melhor mas, na realidade, é precisamente o contrário. Decidir o que vestir requer energia mental que podemos aplicar noutras áreas da nossa vida. Ter um armário cápsula é sinónimo de saber o que vestir todos os dias de manhã e vestir sempre roupas que te fazem sentir bem.
  3. Ter mais tempo para o que gostas de fazer. Se passares menos tempo a decidir o que vestir, a arrumar o guarda-roupa ou a cuidar das mil peças de roupa que tens, vais ter mais tempo para fazer outras coisas que te dão mais prazer.

Então, estás pronta para ter um armário mais simplificado e funcional? Vamos lá começar.

 

Como criar um armário cápsula em 5 passos

O primeiro passo foi algo que eu não fiz inicialmente mas que acho importante que faças antes de começares o teu armário cápsula.

1. Descobre o teu estilo pessoal

De nada adianta começares a fazer uma limpeza ao teu armário se não souberes um pouco sobre ti, o que gostas de vestir e aquilo que queres transmitir.

O nosso estilo é uma representação única de quem somos, do que gostamos e dos nossos valores.

Antes de mais aconselho-te a criar um álbum de inspiração no Pinterest e registar durante, no mínimo, 2 semanas os looks que usas. Este processo vai ajudar-te a descobrir o que gostas e o que não gostas de vestir e vai ajudar-te a identificar cortes, tecidos e cores com os quais te identificas.

2. Avalia o teu estilo de vida

Um armário cápsula é um armário funcional completamente adequado ao teu dia-a-dia. Por isso mesmo acho que é útil parares um pouco e anotares todas as actividades que tens ao longo da semana (por ex., sair para trabalhar, ir ao parque com os filhos, jantar com a família) porque isso vai ajudar-te a perceber que roupas precisas de ter no armário.

3. Faz uma limpeza ao teu armário

Agora que tens informação preciosa nas tuas mãos e uma ideia mais aprofundada do que gostas e o que não gostas de vestir, está na altura de destralhares o teu armário. A ideia é manter apenas peças que gostas, peças que te servem e peças adequadas ao teu estilo de vida (ou seja, apropriadas para as actividades que fazes ao longo da semana) e descartares (de forma consciente!) tudo o que for peças velhas (peças desgastadas, rasgadas e impossíveis de recuperar), peças que não te servem e peças com as quais já não te identificas ou já não servem um propósito na tua vida (por ex., já não se adequam ao teu dia-a-dia).

Lê também o artigo 10 perguntas para destralhares o teu armário sem stress

4. Experimenta todas as peças que mantiveste no armário

Depois de limpares e destralhares o teu armário, dá-te tempo para experimentar todas as peças com calma, ver se efectivamente se encaixam no teu dia-a-dia, se te sentes bem e confortável e se transmitem a imagem que tu queres transmitir. Permitires-te ter este período de descoberta também te vai ajudar a identificar o que faz falta no teu armário e o que precisas de comprar.

5. Faz uma lista de compras

Ao completar os passos anteriores estás a preparar-te para fazer compras mais conscientes daqui para a frente. Não só vais deixar de comprar aleatoriamente, sem objectivo, sem propósito e muitas vezes por impulso, como vais passar a ser mais ponderada nas tuas compras e comprar peças que vão complementar o teu armário.

Estes são, para mim, os 5 passos base que te vão ajudar a montar o teu armário cápsula e ter o armário que sempre sonhaste.

Se não te sentires preparada para te desfazer já de metade da tua roupa e ainda assim queres experimentar ter um armário cápsula, podes optar por fazer um desafio como o desafio 333, em que utilizas 33 peças de roupa do teu armário durante 3 meses ou um simples desafio 10×10, em que escolhes 10 peças para criar looks durante 10 dias.

Lê também os artigos Projecto 333 – Um armário cápsula experimental e o artigo Desafio 10 x 10 VERÃO: armário cápsula de 10 peças

Se gostaste deste artigo, guarda estas imagens no Pinterest para reveres mais tarde.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *