Armário cápsula,  Slow fashion

Armário cápsula

Armário cápsula é um termo que está muito na moda. Mas o que significa de facto ter um armário cápsula e quais as vantagens que isso te pode trazer?

Enquanto “shopaholic” em recuperação –  como costumo dizer – acho importante pensarmos na forma como nos relacionamos com a roupa e no que a nossa roupa nos transmite.

Se quiseres ter uma relação mais saudável com o teu armário e com a moda, este método pode ajudar-te a repensar as tuas escolhas e fazer-te sentir mais confiante.

Mas afinal o que é um armário cápsula?

Um armário cápsula é um armário funcional. Um armário destralhado de tudo aquilo que não usas/não te serve/não te faz sentir confiante/não está em condições e que contém apenas peças que consegues conjugar facilmente, que te fazem sentir no teu melhor e que se adequam ao teu estilo de vida actual. Não é tanto sobre um número exacto de peças que tens de ter no armário, mas sim sobre teres apenas peças que ADORAS e que se adaptam na perfeição às actividades do teu dia a dia.

(Um armário cápsula é) o exercício de editar o teu guarda-roupa de forma a manteres as peças de que realmente gostas (roupas que se adequam ao teu estilo de vida), combinando-as regularmente e comprando com menos frequência e de modo mais intencional.

Caroline Rector – Unfancy

O conceito de armário cápsula poderá ser perfeito para ti se...

  • Abres o teu armário e achas que não tens nada para vestir
  • Perdes imenso tempo a decidir o que vais vestir (com direito a monte de roupa em cima da cama e tudo!)
  • Tens alguma dificuldade em manter o armário arrumado e organizado
  • Sentes-te culpada e em baixo por teres determinadas peças no armário (por ex., peças que não te servem de momento)
  • Tens dificuldade em controlar as compras por impulso

A minha história...

Não é novidade que eu costumava fazer muitas compras por impulso mas, a determinada altura, comecei a olhar para o meu armário e a tentar perceber por que razão me fartava de comprar e ainda assim não me sentia satisfeita. E, aos poucos, percebi que isto acontecia porque não comprava de forma INTENCIONAL, CONSCIENTE e com PROPÓSITO.

Limitava-me a comprar por gostar de uma determinada peça sem pensar se esta nova peça que estava a trazer para o meu armário era suficientemente versátil e podia ser conjugada com as peças que já tinha no armário. Isto fez com que tivesse um armário pouco coeso que me “obrigava” a recorrer sempre às mesmas peças. E foi aí que começou o destralhe… 

Um pouco mais à frente, comecei a ouvir falar de armário cápsula e decidi fazer o desafio do Projecto 333, que consiste em usar apenas 33 peças durante 3 meses.

Lê também o artigo Projecto 333 – Um armário cápsula experimental

Este desafio fez-me perceber que efectivamente não preciso de muita roupa na minha vida. Apesar de ainda ter algumas lacunas no meu armário, fruto de vários anos a fazer compras sem pensar, nasceu em mim a vontade de criar o meu primeiro armário cápsula de Outono que quero muito partilhar contigo. 

Embarcas comigo nesta aventura para teres um armário mais INTENCIONAL?

Se gostaste deste artigo, guarda-o no Pinterest.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *